Papa discute questões internacionais com premier japonês

Agência ANSA

CIDADE DO VATICANO - O papa Bento XVI recebeu esta manhã o primeiro-ministro do Japão, Taro Aso, com quem falou sobre a crise econômica mundial e os problemas que o continente africano enfrenta. Segundo uma nota do Vaticano, também foram abordados temas bilaterais, referentes às 'boas relações entre Japão e Santa Sé, assim como a compreensão e cooperação entre a Igreja e o Estado'.

O encontro, que ocorreu no Vaticano e durou meia hora, foi seguido pela tradicional troca de presentes. O premier deu uma câmera de vídeo digital a Bento XVI, que retribuiu com medalhas de seu pontificado.

Após a audiência com o oapa, na qual esteve presente também a mulher do premier, Chikako Aso, o líder japonês se reuniu com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, e com o secretário para Assuntos Exteriores, monsenhor Dominique Mamberti.

Esta foi a primeira visita de um premier japonês ao papa em dez anos. Em 1999, Keizo Obuchi foi recebido por João Paulo II.

Aso chegou nesta madrugada à Itália, onde participará da 35ª Cúpula do G8, que acontecerá entre amanhã e sexta-feira na cidade italiana de L'Aquila. Para o premier, o evento, que reúne os representantes de Estados Unidos, Itália, Canadá, Japão, Rússia, Reino Unido, Alemanha e França "será uma boa oportunidade" para buscar soluções para "a recessão mundial, as mudanças climáticas e a luta contra o terrorismo".