Evo Morales prepara sua primeira visita oficial ao Uruguai

Agência ANSA

MONTEVIDÉU, URUGUAI - O presidente da Bolívia, Evo Morales, iniciará na segunda-feira sua primeira visita oficial ao Uruguai, durante a qual será recebido por seu homólogo Tabaré Vázquez, confirmaram à ANSA fontes de Montevidéu.

Entre outros temas, os mandatários discutirão o projeto de um gasoduto que passará por Bolívia, Paraguai e Uruguai.

O embaixador do Uruguai em La Paz, Diego Zorrilla de San Martín, disse que a visita, de 24 horas, terá como objetivo "reforçar a relação histórica entre os dois países". "Há um entendimento muito bom com a Bolívia, e com a visita buscaremos integrá-la ao Mercosul de forma política e cultural", explicou.

A agenda preliminar de Morales inclui, além do encontro com Vázquez, visitas ao Congresso e à Suprema Corte de Justiça e reuniões com representantes da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) e do Mercosul, ambos sediados no Uruguai.

O último presidente boliviano a fazer uma viagem oficial a Montevidéu foi Jaime Paz Zamora, recebido em 1992 pelo então mandatário Luis Alberto Lacalle, novamente candidato presidencial pelo Partido Nacional às eleições de outubro.

Morales esteve no Uruguai em novembro de 2006, mas apenas para participar da Cúpula Ibero-americana.