Cardeal diz que nova encíclica é visão de encorajamento à humanidade

Agência ANSA

CIDADE DO VATICANO - O presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, cardeal Renato Raffaele Martino, afirmou que a nova encíclica do papa Bento XVI

traz uma visão positiva, de encorajamento à humanidade. - Da encíclica emerge uma visão positiva, de encorajamento à humanidade, para que ela possa encontrar as verdadeiras medidas para superar as dificuldades - comentou o religioso, referindo-se a carta papal 'Caritas in Veritate', apresentada oficialmente hoje.

A encíclica, a terceira do pontificado de Bento XVI, aborda os problemas relativos à crise econômica mundial, o aumento da desigualdade social, os direitos dos imigrantes e os papéis das empresas e das organizações mundiais.

Segundo Martino, o documento não oferece soluções "técnicas" para o colapso financeiro, mas evidencia "a necessidade de repensar o modelo econômico considerado 'ocidental'", com um "encorajamento fundado" e não apenas sentimental.

Antes de 'Caritas in Veritate', Bento XVI publicou 'Spe salvi' (Salvos graças à esperança, 2007) e 'Deus caritas est' (Deus é amor, 2006).