Polícia colombiana intercepta aeronave com 748 quilos de cocaína

Agência ANSA

BOGOTÁ - Uma aeronave que transportava 748 quilos de cocaína e que viajava em direção ao Panamá foi interceptada no sudoeste da Colômbia, informou hoje a polícia local.

O comandante das forças oficiais no departamento (estado) de Cauca, coronel Carlos Rodríguez, revelou que duas pessoas foram presas durante a operação. "[O avião] levava 748 quilos de cocaína e US$ 6 mil, que foram apreendidos", afirmou.

Segundo ele, a aeronave, que partira da cidade de Popayán, tinha combustível suficiente para chegar ao Panamá.

No último dia 19, em seu relatório anual sobre os países andinos, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) apontou reduções tanto no cultivo de coca quanto na produção de cocaína na Colômbia, maior fabricante da substância no mundo. A maior parte da droga é enviada para os Estados Unidos.

Segundo o informe da ONU, em 2008 a área total de plantações de coca em território colombiano diminuiu 18%, passando de 99 mil hectares para 81 mil hectares. Já a produção de cocaína caiu de 600 toneladas para 430 toneladas.

Para combater o narcotráfico, Bogotá conta com o apoio dos Estados Unidos, que destinam US$ 600 milhões por ano ao país por meio do Plano Colômbia.