Agência ANSA
MONTEVIDÉU - O ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Gonzalo Fernández, afirmou que seu país e os Estados Unidos avançaram nas negociações do Acordo Marco de Investimento e Comércio (Tifa, na sigla em inglês), após um encontro de representantes dos dois países na semana passada, em Washington.
"O essencial" do encontro foi o compromisso de ambas as partes para que até setembro, o Uruguai realize as análises sanitárias necessárias da carne bovina que os Estados Unidos desejam exportar para o país latino-americano, informou ontem Fernández, que participou das negociações junto com o ministro da Economia uruguaio, Álvaro García.
Por outro lado, espera-se que os Estados Unidos agilizem "os trâmites administrativos para a liberação da entrada da carne ovina desossada do Uruguai no mercado norte-americano", disse Fernández.
O chanceler informou ainda foi acordada a conclusão das análises das frutas cítricas, produto que o Uruguai há anos tenta exportar para os Estados Unidos e que também seja iniciado o "procedimento administrativo de redação e publicação" das normas para a comercialização das frutas.
Na semana passada ocorreu o primeiro encontro bilateral para discussão do Tifa desde que Barack Obama assumiu a presidência dos Estados Unidos, em janeiro deste ano.
O acordo foi assinado em 25 de janeiro de 2007, após o governo uruguaio descartou a possibilidade de assinar com o país do norte um Tratado de Livre Comércio (TLC) e tem como objetivo promover o intercâmbio comercial entre os dois países.