ASSINE
search button

Partido de Berlusconi avança em eleições provinciais e municipais

Compartilhar

Agência ANSA

ROMA - O partido do premier italiano, Silvio Berlusconi, Povo da Liberdade (PDL), e seu aliado, a Liga Norte, registraram um forte avanço em todo o país, nas eleições municipais e provinciais realizadas no último fim de semana, segundo dados parciais divulgados nesta terça-feira.

As eleições administrativas do país, para renovar cargos executivos e legislativos das províncias e municípios, aconteceram no último fim de semana junto às votações ao Parlamento Europeu.

No pleito ao Legislativo da União Europeia, o partido do premier italiano também registrou o maior número de votos. Com 100% dos votos apurados na Itália, o PDL obteve 29 cadeiras no Parlamento Europeu, sete a mais do que a principal força de oposição do país, o Partido Democrata (PD).

De acordo com a apuração parcial das internas, o PDL e a Liga Norte, que administravam 12 províncias, agora estão à frente de 26, enquanto a centro-esquerda sofreu uma derrota significativa, passando de 50 províncias para 14.

A direita conquistou também 15 províncias que eram administradas pela oposição, como Piacenza, no coração da Emilia-Romagna, uma região tradicionalmente de esquerda, e Nápoles. A vitória da direita no norte do país era previsível, em parte devido a Liga Norte, mas o avanço no sul foi "uma surpresa".

Nos dias 20 e 21 de junho acontece o segundo turno que traz desafios importantes a algumas cidades do país, como Turim, Milão e Veneza.

Embora o resultado ainda não seja definitivo, o quadro geral mostra que nove cidades serão administradas pela direita, 5 pela centro-esquerda e 13, todas governadas por opositores ao governo nacional, deverão passar pelo segundo turno.