Terremoto que atingiu Honduras teve reflexos em península mexicana

Agência AFP

CANCUN, MÉXICO - O terremoto de 7,1 graus Richter que atingiu Honduras também foi sentido em algumas partes da península de Yucatán (sudeste do México), informou a Defesa Civil mexicana.

- Foram ondas horizontais telúricas, que refletiram o que aconteceu na costa de Honduras. A intensidade deve ter sido entre 3 e 3,5 graus na escala Richter - disse Luis Carlos Rodriguez, diretor de Proteção Civil do estado de Quintana Roo para o canal público de rádio Caribe.

Pelas características geológicas da península Yucatán, onde se localiza Cancun, raramente chegam a sentir-se os terremotos que afetam o México.

As autoridades de Quintana Roo, um dos três estados que compõem a península, não relataram danos provocados pelo terramoto e também descartaram que o tremor poderia provocar uma tsunami no Mar do Caribe.

Um instituto mexicano especializado havia recebido uma advertência de um terremoto vinda de um cidadão da cidade de Campeche (Golfo do México), também na península Yucatán.

- Mas não temos relatos de danos até ao momento - disse Aida Quesada, um das técnicas acadêmicas, à AFP.

Em Honduras, o terremoto deixou pelo menos um morto, vários feridos e danos materiais para casas e infra-estrutura do país. O tremor também foi sentido em El Salvador.