FBI terá novo papel na luta contra o terrorismo

Jornal do Brasil

WASHINGTON - A administração de Barack Obama utilizará mais o Federal Bureau of Investigation (FBI) em operação contra terroristas. De acordo com o Los Angeles Times, a medida é parte de um plano antiterror, que oficiais chamam de iniciativa por justiça global , no qual o FBI e o Departamento do Justiça buscam estar melhor posicionados para identificar suspeitos e evitar crimes.

Na quarta-feira, Obama anunciou a fusão do pessoal da Casa Branca dedicado à segurança dentro do país e no exterior. Nela, a Casa Branca criará novo escritório para informar melhor outros países sobre a política de segurança americana.

A nova iniciativa difere das políticas do antecessor George Bush, que se apoiou fortemente na Agência Central de Inteligência (CIA) e nas Forças Armadas para interrogar e investigar terroristas.

Com as mudanças, o Conselho de Segurança Interna, criado pós-11 de Setembro, será mantido como assessor para questões como desastres naturais, pandemias e terrorismo em território americano.