Coreia do Norte ameaça Coreia do Sul com resposta militar

JB Online

RIO - Após efetuar o lançamento de mais um míssiel de curto alcance, pelo terceiro dia consecutivo, nesta quarta-feira, a Coreia do Norte ameçou a Coreia do Sul com uma possível resposta militar, segundo fontes sul-coreanas citadas pela agência Yonhap.

A atitude da Coreia do Norte seria uma reação à decisão da Coreia do Sul de aderir à iniciativa americana contra a proliferação de armas de destruição em massa.

"O presidente Obama saúda a decisão de hoje da República da Coreia de se unir à Iniciativa de Segurança contra a Proliferação (PSI)", destacou a Casa Branca na terça-feira, em referência ao programa para conter o tráfico de armas de destruição em massa.

O governo comunista norte-coreano disse que irá considerar possíveis inspeções e vigilância de seus navios em missão pacífica como "uma violação intolerável contra sua soberania" que será respondida com um ataque militar.

Na terça-feira, os norte-coreanos lançaram dois mísseis de curto alcance. Na segunda-feira, eles realizaram um teste nuclear subterrâneo e dispararam outros três mísseis.

Com agências internacionais