Jornal do Brasil
DA REDAÇÃO - O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, teve quarta-feira um dia triunfante. Além de ter sua candidatura às eleições presidenciais de junho aprovada pelo Conselho dos Guardiães da Constituição do Irã, o mandatário festejou o lançamento de um míssil de longo alcance com capacidade para atingir Israel ou as bases americanas do Golfo Pérsico. Trata-se do foguete de maior alcance já lançado pelo regime de Teerã podendo chegar a uma distância entre 2 mil e 2.500 km
o que levanta preocupações sobre
a sofisticação do programa de mísseis do país.
O míssil Sejil 2, que possui uma avançada tecnologia, foi lançado (...) e caiu exatamente no alvo disse Ahmadinejad durante uma visita à província de Semnan, norte do país, que segundo a agência Irna foi o local do lançamento.
Falando sob condição de anonimato, um funcionário do governo americano lembrou que Teerã vem demonstrando capacidade de lançar mísseis propelidos por combustíveis sólidos, o que preocupa os americanos, pois estes podem ser abastecidos com antecedência e movidos ou escondidos em silos.
Em audiência no Congresso, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, advertiu sobre a possibilidade de uma corrida armamentista no Oriente Médio mas disse que não estava convencida sobre a a utilidade de impor mais sanções bilaterais aos iranianos caso fracasse o esforço diplomático de Washington.
Quanto às eleições que ocorrem em 12 de junho, a candidatura de Ahmadinejad será independente, assim como nas eleições de 2005, quando derrotou o ex-presidente Ali Akbar Rafsanjani. A campa