Papa alerta para risco de fragmentação social causado pela Internet

Agência AFP

JERUSALÉM - O Papa Bento XVI alertou nesta segunda-feira para o risco de "fragmentação social" que a Internet pode acarretar, durante encontro, em Jerusalém, com associações comprometidas com o diálogo entre diferentes religiões.

- A série ilimitada de portais à disposição para dar as pessoas acesso fácil a todas as espécies de informação pode facilmente tornar-se instrumento de fragmentação social crescente - disse o Papa no primeiro dia da visita a Jerusalém.

- A unidade do conhecimento voa em pedaços e as atitudes complexas em relação à crítica, ao discernimento e ao julgamento, adquiridas graças ao saber acadêmico e ético são com frequência abandonadas ou consideradas desprezíveis - explicou.

O Papa destacou a "oportunidade" oferecida pelas diferenças entre as diversas religiões.

- Alguns querem nos fazer crer que nossas diferenças são necessariamente uma causa de divisão e, então, não devem ser toleradas. Outros afirmam mesmo que deveríamos ser reduzidos ao silêncio - destacou.

- Ao contrário, as diferentes religiões convivendo em profundo respeito fornecem uma maravilhosa oportunidade para as pessoas, na estima e na consideração, encorajando umas e outras a trilharem os caminhos de Deus - afirmou o Papa.