Terroristas somalis tentam recrutar jovens com vídeo de hip-hop

Portal Terra

WASHINGTON - Um grupo somali ligado à rede terrorista Al-Qaeda publicou um vídeo na internet em que os integrantes aparecem cantando uma música de hip-hop. 'Morteiro por morteiro, bala por bala, só vou parar quando enviá-lo para o inferno', diz a tradução aproximada. A gravação de 18 minutos procura recrutar jovens ocidentais para a Jihad.

Nas imagens é possível reconhecer Abu Mansoor Al-Amriki, chamado de "o americano" por integrantes da Al-Qaeda. O homem, que fala inglês com sotaque americano, estaria em treinamento com o grupo Al-Shabaab na Somália.

Especialistas ouvidos pela CNN acreditam que o vídeo tenha sido feito nas últimas semanas. Ele pode ser uma resposta a outra mensagem, supostamente gravada por Osama Bin Laden e divulgada em março, em que o líder da Al-Qaeda pede "aos irmãos muçulmanos na Somália" que derrubem o presidente somali, Sheikh Sharif Sheikh Ahmed.

Para um dos analistas ouvidos pela rede de TV americana, o novo vídeo é muito significativo por se dirigir a jovens do Ocidente. - Eles estão lançando isso (o vídeo) de uma maneira que fala à juventude de hoje -disse Ben Venzke, do IntelCenter, um grupo baseado em Washington que analisa as mensagens divulgadas pela Al-Qaeda.