Gripe suína é mais fraca do que aviária, diz especialista

Portal Terra

SÃO PAULO - O vírus da gripe suína é mais fraco do que o da gripe aviária, que já deixou mais de 250 mortos desde 2003, segundo afirmou a diretora do setor de gripe do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), Nancy Cox, em entrevista coletiva. A informação foi divulgada neste sábado pelo jornal Folha de S.Paulo.

Ainda de acordo com dados do CDC, o vírus que surgiu no México e já se espalhou para 15 países e matou pelo menos 17 pessoas, não possui também o poder letal de outro que, em 1918, dizimou 20 milhões de pessoas. - Não encontramos, a partir do estudo cuidadoso das sequências (genéticas) deste novo H1N1, as características da virulência que vemos no vírus de 1918 - disse Nancy.

Ontem, o presidente americano, Barack Obama, afirmou que o surto de gripe suína não parece ser pior do que o da gripe comum, responsável por pelo menos 200 mil internações e 36 mil mortes anualmente nos Estados Unidos. - Pode acontecer que este H1N1 siga seu curso como gripes comuns, e neste caso (...) não precisaremos de todas as preparações que estão sendo feitas - afirmou Obama.