ASSINE
search button

Com bispos argentinos, papa ressalta importância da humildade

Compartilhar

Agência ANSA

VATICANO - O papa Bento XVI afirmou nesta quinta-feira, em um encontro com bispos argentinos, que os religiosos devem se colocar humildemente a serviço de Cristo e de seus fiéis, promovendo a caridade e a oração.

Ao receber no Vaticano um grupo de bispos argentinos para uma visita "ad limina", o pontífice explicou que o episcopado é "um ministério de altíssimo valor e dignidade" e uma tarefa que "vai muito além dos nossos méritos pessoais e da nossa capacidade humana".

De acordo com o papa, os bispos devem interpretar as suas tarefas "com simplicidade e esperança" e "se comportar sempre como servidores dos fiéis".

Bento XVI afirmou que ser bispo só é "um título honorífico quando se vive com este espírito de serviço aos outros e com participação humilde e desinteressada".

Na ocasião, o pontífice pediu para os presentes não negligenciarem "o exercício da caridade, especialmente aos mais necessitados", e nem a oração, que jamais deve ser sacrificada "ao ativismo ou a uma visão secularizada do serviço de caridade aos cristãos".

Ao se dirigir ao grupo argentino, o papa ressaltou que as tarefas religiosas dos bispos "promoverão de movo especial os valores essenciais ao bem comum da sociedade, como a paz, a justiça, a solidariedade, o bem da família fundada no matrimônio entre um homem e uma mulher, a tutela da vida humana de sua concepção à morte natural, e o direito e dever dos pais em educar os seus filhos segundo as crenças morais e religiosas".