ASSINE
search button

Berlusconi quer aproximação entre Itália e Colômbia

Compartilhar

Agência ANSA

ROMA - O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, recebeu hoje o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, e disse que trabalhará para aprofundar as relações bilaterais com o país sul-americano.

Em Roma, na entrevista que concedeu após o encontro, o premier afirmou que pretende 'aumentar os intercâmbios' entre as duas nações.

- Tive uma conversa muito interessante com o presidente Uribe sobre a situação da Colômbia e os intercâmbios que existem entre os nossos países - revelou.

Berlusconi falou também sobre os problemas de segurança e o conflito armado enfrentados pela Colômbia, o que segundo ele prejudica o desenvolvimento do país.

- A Colômbia é um país rico, grande, que tem acesso aos dois oceanos e ainda não desfrutou disso porque as condições de segurança o impedem - ressaltou.

Uribe, por sua vez, manifestou interesse pelos investimentos italianos.

- Estamos em condições de favorecer os investimentos italianos - disse. O mandatário admitiu, porém, que para tanto ainda é necessário 'tirar o país da pobreza' e elevar as garantias de segurança em território nacional.

Segundo ele, a cooperação com a Itália poderia beneficiar principalmente os setores de turismo e infraestrutura e impulsionar a produção de biocombustíveis.

- Berlusconi manifestou o interesse em visitar nosso país, mas isso só acontecerá depois da visita dos empresários italianos - indicou Uribe.

Na visão do presidente, as empresas italianas poderiam se interessar por projetos como a chamada 'Roda do Sol', um amplo complexo de obras rodoviárias.

Ele ainda pediu a atuação de Berlusconi para favorecer o diálogo entre a Comunidade Andina de Nações (CAN) e a União Europeia, que vinham negociando até pouco tempo um acordo comercial.

A ideia, no entanto, fracassou devido a desentendimentos internos no bloco sul-americano, formado por Colômbia, Peru, Bolívia e Equador.

O presidente também agradeceu ao governo italiano pela disposição para ajudar a Colômbia a proteger sua floresta amazônica e combater o narcotráfico.