ASSINE
search button

EUA têm primeira morte por gripe suína e Alemanha registra três casos

Compartilhar

REUTERS

WASHINGTON - Uma autoridade governamental confirmou nesta quarta-feira a primeira morte nos Estados Unidos por causa do novo vírus H1N1 da gripe suína: uma criança de 23 meses que morreu no Estado do Texas.

É a primeira morte por gripe suína registrada fora do México, país mais afetado pelo surto da doença. A autoridade não deu mais detalhes sobre o caso. Foram confirmados 65 casos da doença, a maior parte deles suave.

E o governo da Alemanha confirmou nesta quarta-feira os primeiros três casos de gripe suína. É o nono país a registrar o vírus da doença, que já atingiu os Estados Unidos, Israel, Nova Zelândia, Canadá, Espanha, Reino Unido, Costa Rica e México.

O Ministério da Saúde alemão informou ainda que mais seis pessoas apresentaram os sintomas da doença e aguardam os resultados dos exames. Todas retornaram recentemente de viagens ao México.

Autoridades sanitárias da Alemanha anunciaram que o número de casos de gripe suína deve aumentar, pois cerca de nove mil alemães estão em viagens turísticas ao México.

E o governo mexicano afirmou na noite desta terça-feira que o número de mortes comprovadas relacionadas ao vírus da gripe suína é de apenas sete, e não 20, como havia sido divulgado anteriormente. O ministro da Saúde do México, José Córdoba, confirmou 2.498 casos de hospitalização por pneumonia grave, que foram tratados como casos suspeitos de gripe suína. Desses casos, 159 pacientes morreram. Mas apenas sete mortes, segundo ele, estão comprovadamente relacionadas ao novo vírus. As demais mortes, inicialmente atribuídas ao vírus após um exame inicial em um laboratório canadense, ainda deverão passar por novos testes de confirmação.