Agência ANSA
CIDADE DO VATICANO - O papa Bento XVI pediu que a Igreja não se desencoraje diante das dificuldades e da falta de sacerdotes em certas regiões da Terra, por meio de uma mensagem publicada nesta terça-feira para a 46º Jornada Mundial da Oração para as Vocações, comemorada em 3 de maio.
No texto, intitulado de 'A confiança na iniciativa de Deus e a resposta humana', o pontífice convida todos a rezarem para novos fiéis seguirem a vocação sacerdotal e a vida religiosa.
Segundo o papa, 'desde os primeiros séculos do cristianismo, muitos homens e mulheres têm abandonado suas famílias, posses, riquezas materiais e tudo que é humanamente desejável' para seguir a vocação religiosa.
Para isto, Bento XVI alerta os cristãos e os convida a não se desencorajarem "diante das dificuldades e dúvidas".
Há alguns meses, o pontífice tem se mostrado preocupado com a falta de sacerdotes. No entanto, Bento XVI pediu rigor na formação religiosa.
- A necessidade de sacerdotes para enfrentar os desafios do mundo de hoje não deve levar ao abandono de um atento discernimento dos candidatos, nem ignorar a seleção necessária, e também rigorosa, porque o processo de formação deles ajuda na concepção de sacerdotes exemplares - defendeu o papa.
O pontífice também pediu atenção na formação dos docentes, os quais, segundo ele, 'devem distinguir as suas capacidades acadêmicas do seu espírito sacerdotal e da sua fé na Igreja, para ensinar aos jovens o que o povo de Deus precisa e o que é esperado dos pastores'.