ASSINE
search button

Berlusconi quer propor 'pacto social' aos membros do G20

Compartilhar

Agência ANSA

ROMA - O premier italiano, Silvio Berlusconi, anunciou nesta terça-feira que pretende propor um "pacto social" aos governos que participarão do G20 (grupo que reúne países ricos e os principais emergentes).

Em entrevista às margens de uma reunião do G8 (grupo dos sete países mais industrializados e a Rússia), o líder italiano falou de um "pacto global que possa substituir o pessimismo pelo otimismo, a desconfiança pela confiança e transformar o medo em esperança".

- Garantiremos a todos que sairemos da crise sem deixar ninguém para traz e trabalharemos juntos para sair dela - assegurou o premier, sem explicar mais detalhes sobre o que seria concretamente seu "pacto social".

]Os membros do G20 se reunirão no próximo dia 2 de abril, em Londres, para tratar prioritariamente da crise econômica mundial. Nesta linha, serão discutidas formas de se contornar os efeitos das turbulências do mercado financeiro.

]Berlusconi também falou sobre a reunião do G8 realizada nesta segunda-feira, em Roma.

- Foi um encontro muito profundo sobre o emprego, que começa a diminuir por conta de uma crise que afeta todo o mundo. As previsões são negativas e se fala de 20 milhões de postos de trabalho a menos até 2010. Há uma grande preocupação - admitiu o premier.