Israel se prepara para receber Bento XVI

Agência ANSA

JEURSALÉM - Israel já está realizando os preparativos para a viagem de Bento XVI à Terra Santa, programada para ocorrer entre os dias 8 e 15 de maio, informou o diretor-geral do Ministério do Turismo israelense, Shaul Zemach, à agência católica SIR.

Zemach contou que, a pedido do Vaticano, está sendo organizado um comitê interministerial especial, que será encarregado, entre outras atividades, da logística das missas.

Segundo ele, um dos eventos mais esperados é a missa que será celebrada ao ar livre no Vale do Cédron (Cidade Antiga de Jerusalém), em Israel.

O representante israelense antecipou ainda que o Estado espera receber mil jornalistas credenciados para a ocasião, além dos 70 acompanharão o Pontífice. Para a imprensa, o Ministério do Turismo organizou excursões e visitas a locais sagrados.

O diretor-geral disse também que dentro de duas semanas será lançado um site dedicado à visita do Papa. Iniciativa semelhante foi realizada no Brasil com a inauguração de um website destinado a informações sobre a visita do Pontífice ao país, em maio de 2007.

- A viagem apostólica de Bento XVI a Israel neste momento expressa o vínculo entre nosso país e a Santa Sé, entre o cristianismo e o judaísmo - ressaltou Zemach.

O Vaticano divulgará a programação completa da viagem do Pontífice nos próximos dias.

Em sua passagem pela região, espera-se que o Pontífice visite a Mesquita de Al-Aqsa, o Muro das Lamentações, o Memorial às vítimas do Holocausto, e as cidades de Amã (Jordânia), Jerusalém (Israel), Belém (Cisjordânia) e Nazaré (Galiléia).