Governo britânico prevê ataques terroristas mais letais

Portal Terra

REINO UNIDO - O governo britânico afirmou, nesta terça-feira, que a ameaça de que terroristas usem armas biológicas, químicas e nuclear aumenta. De acordo com as previsões, os avanços tecnológicos vão permitir que extremistas conduzam ataques mais letais no futuro, informou a CNN.

As declarações foram feitas enquanto o premiê Gordon Brown divulgou as políticas anti-terrorismo e estratégias em um documento. O governo também defendeu que embora a Al-Qaeda, organização de Osama bin Laden, tenha perdido poder nos últimos anos, a ideologia do grupo continua viva no oriente.

De acordo com o documento, as principais ameaças ao país, além da Al-Qaeda, são grupos afiliados ao regime de Osama bin Laden do norte da África, da península Arábica, Iraque e Iêmem. Os britânicos dizem que os fatores que motivam os grupos extremistas provavelmente irão persistir no futuro.

Outros fatores, no entanto, podem dificultar a ação dos militantes, como a falta de dinheiro para financiar armamentos ou a rejeição da ideologia por muçulmanos do mundo islâmico. O comunicado diz, ainda, que toda a comunidade deve agir para prevenir ameaças terroristas.