Papa destaca a participação feminina na Igreja Católica Africana

Agência ANSA

IAUNDÊ - O papa Bento XVI, em encontro com bispos católicos camaroneses, encorajou a participação feminina na Igreja Católica africana, o que 'revela uma forte consciência da dignidade da mulher, não apenas na Igreja, mas também na sociedade'.

- Fico feliz de comprovar e encorajar a participação ativa das associações femininas nos vários setores da missão da Igreja, o que demonstra uma real consciência da dignidade da mulher e a sua específica vocação na comunidade eclesial e na sociedade - afirmou o Pontífice durante o encontro com os religiosos na Igreja de Christ-Roi, na capital de Camarões, Iaundê.

A importância da mulher na sociedade será tema também da primeira Conferência Internacional sobre as Mulheres, que será aberta nesta sexta-feira no Vaticano.

Com o título 'Vida, família, desenvolvimento das mulheres na promoção dos direitos humanos', o seminário, com duração de dois dias, foi organizado pelo Pontifício Conselho da Justiça e Paz e se baseia nos preceitos da encíclica 'Evangelium Vitae' (1995), pela qual o papa João Paulo II convidava as mulheres a um 'novo feminismo'.

Para o encontro - que discutirá assuntos como bioética, pobreza, marginalização, maternidade, educação e cultura - foram convidadas sociólogas e teólogas.