Mundo se pinta de verde no Saint Patrick´s Day

Portal Terra

CHICAGO - Dos chapéus, camisetas e cervejas às águas do Rio Chicago, o mundo se pinta de verde nesta terça-feira para celebrar o 17 de março, dia do santo padroeiro da Irlanda. Para quem gosta de festa, estar em uma das cidades que comemoram o Saint Patrick's Day é sinal de sorte.

Diz a lenda que o britânico São Patrício utilizava um trevo de três folhas para explicar a Santíssima Trindade aos povos pagãos da Irlanda. O trevo tornou-se um dos símbolos nacionais irlandeses, e a festa é até hoje caracterizada pela planta e sua cor.

As paradas de Saint Patrick estão amplamente difundidas pelo mundo, sendo que a maior ocorre nos Estados Unidos, em Nova York. Cerca de 150 mil pessoas desfilam pela 5ª Avenida usando roupas e tocando músicas tradicionais da Irlanda, para um público que nas últimas edições chegou a dois milhões de espectadores.

Organizada pela primeira vez em 1762, por soldados irlandeses que serviam o exército britânico na região, essa é também uma das mais antigas paradas de Saint Patrick de que se tem registro (a cidade de Boston reclama ter sediado a primeira, em 1761).

Também nos EUA, Chicago tem uma das mais representativas festas dedicadas ao santo. Além de organizar uma grande parada, a cidade colore de verde suas águas. A ideia surgiu em 1961, quando se aplicou um corante esverdeado no Rio Chicago para diferenciar dejetos. A tradição se manteve e, em 2009, a coloração das águas pode ser vista desde 14 de março.

Montreal, cidade francófona da província canadense do Quebec, mostra que o Saint Patrick's Day não é exclusivo do mundo anglo-saxão. Ali, a primeira parada ocorreu nos anos 20 do século 19, mas a data é celebrada desde 1759. Em 2009, o evento ocorre dia 22 de março e são esperadas 600 mil pessoas.

Com tanta referência, a Irlanda tenta reverter sua tradição pouco baladeira naquela que é sua maior festa nacional - ao contrário de outras partes do mundo, o país sempre lembrou a data com seriedade religiosa. Desde 1995, Dublin sedia uma grande parada de Saint Patrick e um festival que dura vários dias e também leva o nome do patrono.

Para saber mais sobre as programações do Saint Patrick's Day no mundo todo: www.st-patricks-day.com.