Fundação Qatar lança Cúpula Mundial de Inovação para Educação

JB Online

QATAR - A Fundação Qatar para a Educação, Ciência e Desenvolvimento acaba de lançar para a comunidade internacional a Cúpula Mundial de Inovação para a Educação, uma iniciativa pioneira para promover a troca de experiência entre países e pensar modelos de educação sustentáveis no mundo global. O evento, batizado de WISE (World Innovation Summit for Education), vai reunir em Doha, Qatar, nos dias 28, 29 e 30 de setembro, mais de mil especialistas, líderes e formadores de opinião da área de educação e representantes do poder público e privado de todo o mundo para debater o tema em fóruns e oficinas de trabalho. E, para já ir aquecendo a discussão, a Fundação Qatar está abrindo inscrição para receber projetos educacionais que tenham tido bons resultados, mensuráveis, em todo o mundo. A entidade vai premiar com US$ 20 mil os seis melhores trabalhos de acordo com os critérios de pluralismo, sustentabilidade e inovação, sendo dois prêmios por categoria. Ao todo, serão distribuídos US$ 120 mil para iniciativas em educação.

Em sua primeira edição, a Cúpula Mundial de Inovação para a Educação tratará do tema Educação Global: Trabalhando em Conjunto por Realizações Sustentáveis , e terá painéis e oficinas sobre os sub-temas Pluralismo, Sustentabilidade e Inovação, onde os autores dos projetos vencedores poderão apresentar suas bem-sucedidas práticas em educação.

- Além da recompensa financeira, os autores dos projetos premiados terão a oportunidade de apresentar suas idéias para uma platéia internacional, podendo ganhar novos parceiros e até aumentar sua abrangência - explica Sua Alteza Sheikha Mozah Bint Nasser Al Missned, patrocinadora do WISE e esposa do Emir do Qatar.

A inscrição dos projetos pode ser feita de 1º de maio a 1º de julho pelo site www.wise-qatar.org e está aberta a qualquer participante do setor público e privado ligado à educação. Os interessados também encontram no site informações completas sobre a seleção dos projetos.

A Cúpula Mundial de Inovação para a Educação conta com o apoio de cinco instituições internacionais da área educação: a Association of Commonwealth Universities (ACU), Agence Universitaire de La Francophonie (AUF), International Association of University Presidents (IAUP), Institute of International Education (IIE) e RAND Corporation.