Neto de Mandela inicia carreira política

REUTERS

JOANESBURGO - O neto de Nelson Mandela está dando sequência ao legado de seu avô ao iniciar carreira política na África do Sul, disse o partido Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês), nesta quarta-feira.

Mandla Mandela, cujo avô liderou a luta contra o apartheid na África do Sul, está na lista de candidatos do ANC para as eleições parlamentares de 22 de abril, nas quais o partido deve vencer.

- Obviamente sua família tem o legado de Nelson Mandela, o famoso ícone mundial de nossa luta, então certamente haverá muita expectativa sobre ele - disse o porta-voz do ANC, Brian Sokutu.

Mandla Mandela apoia o líder do ANC, Jacob Zuma, o candidato a presidente do partido, acusado em um caso de corrupção.

O jornal Sunday Times informou no mês passado que Mandla Mandela e outros partidários de Zuma convidaram Nelson Mandela, de 90 anos e que se retirou oficialmente da vida pública, a um comício eleitoral da ANC para o que deve ser a eleição mais acirrada da África do Sul desde o fim do apartheid em 1994.

Nelson Mandela tem se mantido distante das lutas políticas que prejudicaram a imagem da ANC nos últimos anos. Sua aparição junto a Zuma em comício no dia 15 de fevereiro foi considerada como apoio.