Corrupção nos EUA também estimula tráfico de drogas, diz Calderon

Agência AFP

CIDADE DO MÉXICO - O tráfico de drogas nos Estados Unidos é ligado à corrupção das autoridades mexicanas, mas também americanas, declarou o presidente mexicano, Felipe Calderon, em entrevista à AFP.

- No México, é evidente que muitos policiais e representantes das autoridades locais mantêm ligações com o crime organizado. Porém, e digo isso claramente, o tráfico de drogas nos Estados Unidos também é estimulado por um fenômeno de corrupção dentro das autoridades. Gostaria de saber quantos representantes das autoridades americanas foram levados a julgamento - afirmou.

- No México, prendemos, entre outros, o ex-procurador responsável pelo combate ao crime organizado e o ex-comandante da polícia federal. Uma operação 'mãos-limpas' deflagrada dentro do próprio aparelho federal atingiu um ex-governador. Extraditamos quase 200 dirigentes de cartéis das drogas, prendemos 53 mil pessoas em dois anos. Acho que os números também têm de ser analisados do outro lado da fronteira, pois não acredito nessa história de que a droga só existe no México e desaparece, como num passe de mágica, na fronteira dos Estados Unidos - destacou o presidente mexicano.