Chávez anuncia reorganização ministerial na Venezuela

Agência AFP

CARACAS - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou nesta terça-feira uma importante reorganização em seu governo, que inclui a supressão de dois ministérios e a substituição de vários ministros.

- Estas modificações estruturais são adotadas para acelerar a dinâmica da administração do Estado, para torná-lo mais eficaz em sua construção do bem-estar e do interesse coletivo - disse o ministro de Comunicação e Informação, Jesse Chacón, ao revelar as mudanças.

Uma das principais transformações é a entrega ao vice-presidente, Ramón Carrizález, a pasta da Defesa, que estava com o general Gustavo Rangel Briceño. Chávez decidiu acabar com o ministério da Habitação, que será integrado à pasta da Infra-estrutura, sob o nome de Obras Públicas e Habitação.

O ministério da Participação e Proteção Social também acabará, sendo absorvido pela pasta da Saúde, que se chamará agora Saúde e Proteção Social, e pelo ministério da Economia Comunal, que passará a ministério das Comunas. O ministério das Indústrias Leves e do Comércio se transformou em ministério do Comércio e as indústrias leves passarão à competência do ministério da Ciência e Tecnologia.

As mudanças não mexem com os ministros mais conhecidos do governo, como Nicolas Maduro (Relações Exteriores), Rafael Ramírez (Energia e Petróleo), Alí Rodríguez (Economia e Finanças) e Rodolfo Sanz (Indústrias Básicas e Mineração). Pedro Morejón, até hoje ministro da Economia Comunal, assumirá a pasta do Turismo.

Erika Farías, titular do extinto ministério para a Participação e Proteção Social, assumirá a pasta das Comunas. As duas novas caras no gabinete serão Eduardo Samán, até hoje responsável pelo Instituto para a Defesa do consumidor, que assumirá o novo ministério do Comércio, e María Cristina Iglesias, que ficará com Trabalho e Segurança Social, no lugar de Roberto Hernández.

Na semana passada, Chávez já tinha anunciado o nome de Jorge Giordani para o ministério de Planejamento e Desenvolvimento, no lugar de Haiman El Troudi.