Doug Palmer, REUTERS
WASHINGTON - Os Estados Unidos alertaram nesta segunda-feira que não haverá nenhum acordo nas negociações comerciais globais até que outros países se comprometam a abrir seus mercados aos bens norte-americanos.
- A administração está comprometida em trabalhar com nossos parceiros comerciais para (uma conclusão bem sucedida para a Rodada de Doha) - disse o escritório da Representação Comercial dos Estados Unidos em seu primeiro relatório anual sobre a agenda comercial sob a administração do presidente Barack Obama.
- Entretanto, será necessário corrigir o desequilíbrio nas atuais negociações, nas quais o valor do que seria esperado que os Estados Unidos dessem é bem conhecido e facilmente calculável, enquanto que as flexibilidades disponíves para outros deixa obscuro o valor de novas oportunidades para nossos trabalhadores, produtores e empresários.
Grupos norte-americanos de manufatura, serviços e agrícolas estão extremamente insatisfeitos com as ofertas de outros países nas negociações e disseram a Obama, na semana passada, que não acreditam que as negociações podem ser simplesmente retomadas do ponto em que pararam em 2008.