Hugo Chávez visita Cuba

Agência AFP

HAVANA - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, fez uma visita surpresa na noite de sexta-feira a Cuba, cinco dias depois da vitória no referendo, e foi recebido por seu colega cubano Raúl Castro, segundo imagens de TV e uma nota oficial.

Chávez, que realiza uma visita de trabalho, chegou às 19h00 locais (21h00 de Brasília) ao aeroporto internacional José Martí, onde foi recebido por Raúl Castro, pelo vice-presidente do Conselho de Ministros, Ricardo Cabrisas, e pelo chanceler Felipe Pérez Roque.

- Com o abraço de ambos os mandatários, símbolo da unidade de dois povos irmãos, e os 'Viva Cuba!, Viva Fidel!, Viva Raúl!' de Chávez ao pisar em terra cubana, teve início a visita de trabalho- segundo edições online da imprensa cubana.

O presidente venezuelano viaja acompanhado do chanceler Nicolás Maduro, do ministro da Energia e do Petróleo e presidente da estatal petroleira PDVSA, Rafael Ramírez, entre outras autoridades.

A Venezuela é o principal sócio comercial de Cuba, para o qual fornece cerca de 100.000 barris diários de petróleo, com facilidades de pagamento, e desenvolve projetos importantes na ilha, como um pólo petroquímico em Cienfuegos, no centro sul.