Washington confirma carta do Hamas enviada a Obama

Agência AFP

WASHINGTON - O Departamento de Estado americano confirmou nesta sexta-feira que o senador John Kerry recebeu em Gaza uma carta do movimento radical palestino Hamas destinada ao presidente Barack Obama.

- Posso confirmar que ela vem do Hamas e está destinada ao presidente dos Estados Unidos - declarou à imprensa um funcionário de alto escalão que pediu para não ter o nome divulgado.

- Ela foi entregue ao senador Kerry que a deixou no consulado dos Estados Unidos em Jerusalém - precisou, contradizendo um porta-voz do Hamas em Gaza, Fawzi Barhoum, que havia desmentido a existência dessa carta.

Kerry, presidente da comissão de Relações Exteriores do Senado não encontrou nenhum representante do Hamas durante sua visita à Faixa de Gaza, destacando que a viagem não representava nenhuma mudança da política americana em relação ao movimento islamita.

Os parlamentares americanos puderam ver as destruições provocadas pela ofensiva israelense na Faixa de Gaza que fez mais de 1.300 mortos em três semanas. A carta pessoal ao presidente Obama teria sido repassada a John Kerry pela diretora da agência da ONU para os refugiados palestinos, UNRWA, depois de recebê-la diretamente das mãos de um assessor do Hamas.