Ministra peruana promete reorganizar polícia e lutar contra corrupção

Agência ANSA

LIMA - A nova ministra do Interior do Peru, Mercedes Cabanillas, anunciou na noite de ontem, quinta-feira, ao tomar posse, que trabalhará na luta contra o crime e a corrupção em todos os níveis.

Cabanillas, congressista do governante partido Apra, fez o anúncio em coletiva de imprensa na sede do Governo, ao assumir o cargo, em substituição de Remigio Hernani.

"Vamos trabalhar em uma reorganização da Polícia Nacional do Peru; já conversei com a Defensoria Pública, pois uma equipe de trabalho especializada de sua instituição elaborou uma proposta de reorganização policial" que será analisada, disse a nova ministra ao lado do presidente do país, Alan García.

A ministra afirmou que seus principais objetivos serão prevenir, investigar e combater o crime e que "a luta contra a corrupção não terá quartel, teremos que fazer um grande esforço com participação cidadã".

Remigio Hernani, que estava na pasta do Interior desde o último dia 14 de outubro, alegou "motivos pessoais" para renunciar, segundo informou o Conselho de Ministros, porém, especula-se que o real motivo de sua saída seja a divergência que mantinha com o presidente.