Michele Obama equilibra traquejo político com carisma

Portal Terra

TERRA - Os funcionários do governo americano saudaram Michele Obama como uma celebridade de Hollywood, aplaudindo e admirando-a. Mas quando sobe no púlpito para falar, a primeira-dama americana mostra que vai além dessa imagem e demonstra influência política, o que deixa clara a sua diferença de Laura Bush, sua antecessora no posto, e ressalta sua participação no governo. As informações são do jornal The New York Times.

- Uma das coisas que ela realmente faz bem é destacar os benefícios da legislação. Ela sabe que tipo de coisas são importantes para a administração. Acho que ela vai desempenhar um papel ativo de apoio à agenda do presidente - disse Jackie Norris, assessora pessoal de Michele.

Nas primeiras semanas após a posse do marido, Barack Obama, como presidente dos Estados Unidos, Michele já agenda passos importantes para estender sua influência. Nos próximos dias, ela pretende visitar todas as agências e gabinetes governamentais para acompanhar as questões políticas americanas.

O resultado de suas primeiras atuações como primeira-dama e suas incursões no debate legislativo também renderam elogios feitos por observadores, um reconhecimento à sua formação como advogada na Universidade de Harvard. Outro fator que desperta toda admiração popular que Michele causa é a forma como equilibra seus diferentes papéis como primeira-dama, mãe e figura política.

- Parece ser uma combinação natural de responsabilidades que mostram quem ela é - disse Marcia Greenberger, co-presidente do Centro Nacional de Direito Feminino, que esteve presente no dia em que foi assinada a lei que determinou o congelamento dos salários dos funcionários da Casa Branca.