Irã espera oferta dos EUA para negociar plano nuclear

Agência AFP

AFP - O presidente do Parlamento iraniano, Ali Larijani, está disposto a negociar "sem condições prévias" sobre política nuclear com os Estados Unidos, desde que Washington apresente uma "oferta concreta", de acordo com uma entrevista ao jornal alemão Süddeutsche Zeitung.

- A questão nuclear não é um problema sem solução, se deixarmos de nos fincar em nossas posições. Estamos dispostos a negociar sem condições prévias, mas, para isso, é preciso um verdadeiro ponto de partida - afirmou o antigo negociador iraniano no tema nuclear, nessa entrevista publicada na edição de segunda-feira.

- Se os americanos estão, verdadeiramente, dispostos a resolver os problemas, então, deverão apresentar uma oferta concreta - acrescentou Larijani, destacando que, no momento, essa oferta não existe e "as declarações, em entrevistas, ou discursos", dadas pelos presidentes americanos não são suficientes.

O vice-presidente americano, Joe Biden, garantiu, no sábado, que os EUA estão "dispostos a negociar" com o Irã e a lhe oferecer uma "escolha clara" entre o isolamento e novas sanções, caso insista em sua atitude, ou "importantes contrapartidas", se mudar de comportamento.