Senador republicano confirma sondagem para gabinete de Obama

Agência AFP

WASHINGTON - O senador Judd Gregg, um dos políticos republicanos mais respeitados do Congresso norte-americano, confirmou na sexta-feira que o presidente democrata Barack Obama pode nomeá-lo para chefiar o Departamento de Comércio.

- Estou ciente de que meu nome é um dos que estão sendo considerados pela Casa Branca para a secretara de Comércio, e estou honrado por ser considerado, junto com outros, para o cargo - disse Gregg em uma breve nota.

- Além disso não há mais nada que eu possa dizer neste momento - afirmou o senador por New Hampshire, em seu terceiro mandato. Ele é o líder republicano na poderosa Comissão de Orçamento.

Robert Gibbs, porta-voz da Casa Branca, disse que Obama em breve vai nomear seu secretário de Comércio, mas que nenhuma decisão foi tomada.

Caso Gregg se torne secretário do Comércio, o governador de New Hampshire, o democrata John Lynch, terá em suas mãos o poder de nomear um democrata para o Senado, o que daria a Obama a maioria de 60 votos, suficiente para impedir manobras regimentais da oposição.