ASSINE
search button

Para imprensa, assassino na Bélgica pode ser fã do 'Coringa'

Compartilhar

Agência AFP

DERDEMONDE - Um dia depois da matança em uma creche da Bélgica, um país em estado de choque se pergunta se o homem de 20 anos indiciado pelo assassinato de dois bebês e uma babá é um desequilibrado que acredita ser o 'Coringa', inimigo do Batman.

O jovem, que não teve a identidade revelada, tinha o rosto maquiado de branco e o entorno dos olhos pintado de preto quando atacou, armado com uma faca, a creche 'País das Fábulas', na pequena cidade de Derdemonde, ao oeste de Bruxelas.

A maquiagem lembrava a da personagem 'Coringa', interpretado pelo falecido ator australiano Heath Ledger em 'O Cavaleiro das Trevas', a última aventura cinematográfica de Batman, destaca o jornal Le Soir.

A publicação destaca ainda que o massacre de Derdemonde aconteceu exatamente um ano e um dia depois da morte de Ledger, em 22 de janeiro de 2008.

Até o momento, os investigadores não relacionaram publicamente a motivação do criminoso ao ator australiano, indicado ao Oscar de ator coadjuvante pelo papel, ou à personagem.

Às 10 horas de interrogatório do suspeito não permitiram esclarecer os motivos do ato, já que o jovem se nega a colaborar com a polícia.

Armado com uma faca de pelo menos 30 cm, o criminoso matou dois bebês, Leon Garcia de seis meses e Corneel Vermeir de nove meses, e uma babá de 55 anos, Marita Blindeman, que tentou defender as crianças.

Agindo 'como um louco', segundo as autoridades, ele também feriu gravemente mais de 10 recém-nascidos e outras duas babás.

Um médico afirmou que alguns ferimentos foram verdadeiras mutilações, o que provocou a necessidade de cirurgias plásticas. Todos os feridos, no entanto, estão fora de perigo.

Detido pouco depois do ataque em uma cidade vizinha, o jovem belga foi indiciado por três assassinatos e várias tentativas de assassinato e teve a prisão provisória decretada.

Durante o longo interrogatório, o acusado não admitiu os crimes, segundo uma fonte judicial.

Vários jornais informam que o suspeito se mostrou arrogante com os policiais e que teria dado risadas diante deles, mais uma atitude que para a imprensa é similar ao 'Coringa' do cinema.

Apesar da promotoria ter negado que o jovem tenha um passado de problemas psiquiátricos - boato que circula no país com insistência - a questão da saúde mental aparecerá durante a investigação.

Se os especialistas que o examinarem o considerarem responsável por seus atos, será julgado por um tribunal penal e poderá ser condenado à prisão perpétua. Se for declarado louco, pode ser internado em uma instituição psiquiátrica.

O horror provocado pela matança em Derdemonde, onde a população depositava flores, bichos de pelúcia e velas no local do ataque em homenagem às vítimas, poderia ter sido muito pior.

A ação da polícia conseguiu evitar um segundo banho de sangue. A justiça informou que no momento da detenção, o suspeito estava com uma segunda faca. e segundo a imprensa belga, o nome de outra creche infantil, a três quilômetros do "País das Fábulas", estava escrito em pedaço de papel encontrado com o jovem.