ASSINE
search button

Morales apresenta novo jornal controlado pelo governo

Compartilhar

REUTERS

LA PAZ - Há três dias de um referendo sobre a nova Constituição socialista, o governo boliviano começou a publicar nesta quinta-feira seu próprio jornal para combater as "mentiras" da imprensa privada.

Com entrevista do presidente Evo Morales na capa e várias páginas de propaganda estatal, o novo jornal Cambio, foi publicado com uma tiragem inicial de 5 mil exemplares, a 2 bolivianos (0,28 dólar) cada, menos da metade dos jornais concorrentes.

"Por conta de conhecidas agressões de alguns meios de comunicação, ofensas e mentiras atrás de mentiras, decidimos que o Estado também terá seu próprio meio de comunicação chamado Cambio", disse Morales em um discurso no Palácio do governo ao apresentar a publicação.

O líder boliviano, que espera a aprovação da nova carta magna socialista e indígena no referendo deste domingo apesar da resistência da oposição, acusou os meios de comunicação privados de "deturpar" e "mentir" sobre sua ação de governo.

Além do jornal Cambio, o Estado boliviano também conta com uma cadeia de televisão e uma rede de rádios, esta última instalada principalmente em regiões rurais.