Papa diz que sofrimento pode se transformar em alegria com ajuda da fé

Agência ANSA

ROMA - O papa Bento XVI afirmou nesta terça-feira, durante o funeral do cardeal Pio Laghi, que 'as provas e os sofrimentos podem se transformar em fonte de paz e alegria' através da fé.

O pontífice recordou a intensa atividade diplomática de Laghi, que morreu na madrugada de sábado para domingo no hospital San Carlo de Nancy, em Roma, vítima de leucemia, e expressou seus pêsames aos familiares, amigos e conhecidos presentes do cardeal.

Durante a homilia, o papa citou frases do testamento espiritual escrito pelo religioso no dia 14 de novembro. - Aceito desde agora a morte que a Divina Providência me reservou. Peço apenas que os dias de sofrimento sejam, se possível, abreviados, também para não causar muito incômodo àqueles que tiverem de me ajudar - disse.

- O Senhor abriu-lhe os braços. Deus nos criou e nele encontramos a felicidade - disse Bento XVI, acrescentando que as provas e os sofrimentos inevitavelmente fazem parte de nossa peregrinação terrena.

Participaram do funeral o líder da União dos Democratas Cristãos (UDC, centro), Pierferdinando Casini, o presidente da Federação dos Cristãos Populares, Mario Baccini, e o senador vitalício Emilio Colombo.