Stalin é uma das figuras históricas mais populares na Rússia

REUTERS

MOSCOU - O ditador soviético Josef Stalin permanece uma das mais populares figuras históricas da Rússia, de acordo com os últimos resultados de uma enquete nacional. As informações são da Reuters.

O georgiano está em terceiro lugar na enquete dos russos mais populares feita pelo canal de televisão estatal Rossiya. A pesquisa se encerra na noite de domingo com uma votação final.

Durante o governo de Stalin, que durou quase 30 anos, milhões de cidadãos soviéticos morreram de fome na coletivização forçada, foram executados como "inimigos do povo" ou morreram no árduo trabalho no campo.

Ainda assim, o ditador ganhou 11,5% dos votos, até o momento, e está na terceira posição da enquete.

Os 12 finalistas são liderados pelo príncipe Alexander Nevsky, do século 13, que derrotou invasores alemães, com 11,7%. Nevsky é seguido por Pyotr Stolypin, um primeiro-ministro do início do século 20 conhecido por promover reformas agrárias e de fazer repressão a esquerdistas revolucionários, com 11,6%.

O projeto foi lançado com uma lista inicial de 50 figuras históricas e termina com a votação final transmitida ao vivo no domingo.

Seja qual for o resultado, os ativistas dos direitos humanos e comunistas dizem que a votação já mostrou que Stalin goza de popularidade sem precedentes na Rússia capitalista. - A geração mais nova é alimentada com mitos sobre Stalin. Eles não sabem nada sobre os milhões que morreram nos campos Gulag. Só sabem que foi um líder forte que derrotou a Alemanha nazista - disse o ativista dos direitos humanos Lev Ponomaryov.