Papa acende a lâmpada da paz no Vaticano

Agência ANSA

ROMA - O Papa Bento XVI acendeu nesta quarta-feira a lâmpada da paz sobre o parapeito de sua janela, na Praça de São Pedro, saudando e benzendo fiéis reunidos no local.

Antes disso, foi inaugurado o presépio que está montado na praça, com a presença do cardeal Giovanni Lajolo, governador do Estado da Cidade do Vaticano, o diretor dos serviços técnicos do Vaticano, Carlo Cuscianna, e a banda da Guarda vaticana, que com os seus 105 membros entoou o hino vaticano e outras canções natalinas.

Em seguida, o secretário de Estado, Tarcisio Bertone, comandou uma vigília de oração pela paz. Nas orações foram lembradas as famílias e as pessoas que sofrem com a crise econômica, além dos cristãos perseguidos em várias partes do mundo. Rezou-se ainda pela região do Iraque, de Orissa (na Índia),da Terra Santa.

As estátuas que compõem o presépio vaticano são quase todas de 1842, vindas do presépio de San Vincenzo Pallotti. Estão todas revestidas com roupas confeccionadas por freiras do vaticano.

Ao lado do presépio, há uma árvore, doada este ano pela região austríaca de Baixa Áustria. Trata-se de uma planta de 120 anos, com 33 metros de altura. É a mais alta dos últimos anos a adornar a praça de São Pedro. À meia-noite, Bento XVI celebrará na basílica de São Pedro a missa da noite de Natal.