Itália oferece telefone amigo para pessoas que ficam tristes no Natal

Agência ANSA

ROMA - A Itália vai disponibilizar uma linha telefônica para atender as pessoas que se sentem deprimidas e solitárias durantes as festas de fim de ano.

Ligando para o "Telefone Amigo", os italianos poderão ser atendidas em qualquer hora entre os dias 24 e 28 de dezembro. Nos anos anteriores, serviço atendeu cerca de 120 mil ligações que pediam ajuda nos períodos de festa.

Segundo uma pesquisa encomendada pelos administradores do "Telefone Amigo", nesta época do ano as pessoas se sentem mais tristes porque são levadas a refletir sobre suas condições pessoais e fazem um balanço negativo de suas vidas.

Ceia em família

Outra pesquisa realizada na Itália mostra que 9 em cada 10 italianos passam a ceia de Natal em casa, acompanhado da família e dos amigos, com um gasto médio de 100 euros por família, o equivalente a R$ 332,00.

Para a associação de consumidores Aduc, grande parte desse gasto é "desnecessário". Segundo levantamento organizado pela organização, um jantar de Natal pode ser feito com 7 euros por pessoa (R$ 23,24), incluindo comidas, bebidas, frutas e os custos de água, luz e energia elétrica.

O menu proposto pela entidade oferece um antipasto de aliche, capelletti com presunto, peru, batatas, panetone, pão, mexerica, condimentos e vinho.

- Com sete euros se pode fazer uma ceia de Natal simples e com qualidade - afirma Primo Mastrantoni, secretário da Aduc.

- Comparando com o preço cobrado em restaurante, temos a idéia do rio de dinheiro que sai dos bolsos dos consumidores inutilmente.