ASSINE
search button

Obama prepara indicações para energia, agricultura e comércio

Compartilhar

Agência AFP

CHICAGO - O presidente-eleito dos EUA, Barack Obama, voltará suas atenções na semana que vem à segunda metade do seu gabinete, pois ainda precisa fazer indicações importantes nas áreas de energia, meio ambiente, comércio e agricultura.

Obama, que assume o posto hoje ocupado pelo presidente George W. Bush em 20 de janeiro, já apresentou seu gabinete para as áreas de economia e segurança nacional, mas deixou claro que outras áreas, especialmente a política climática, também serão prioritárias.

Fontes ligadas à transição mantêm o silêncio em torno de um punhado de nomes que aparecem cotados para cada um dos cargos.

A governadora do Kansas, Kathleen Sebelius, que teve papel importante na campanha eleitoral ao lado de Obama, muito provavelmente deve ocupar algum cargo, possivelmente na pasta de Energia ou Agricultura.

- A governadora Sibelius fica honrada de ser mencionada como potencial secretária e fará o que puder para ajudar o governo Obama - disse sua porta-voz por e-mail, recusando-se a comentar cargos "hipotéticos".

A popular governadora, que chegou a ser mencionada como vice de Obama, tem feito fortes investimentos em energias renováveis no seu Estado, estabelecendo a meta de que até 2020 a matriz energética do Kansas contenha 20 por cento de energia eólica.

Obama promete ampliar o uso de recursos energéticos renováveis para reduzir a dependência em relação a fornecedores estrangeiros de petróleo.

CLIMA E MEIO AMBIENTE

Fontes do setor disseram que Dan Reicher, diretor climático do Google.org e ex-funcionário do Departamento de Energia no governo Clinton, também está bem cotado para ser secretário de Energia.

Falando na quinta-feira à Reuters, ele evitou tratar das suas possibilidades, mas disse que estava gostando de participar da equipe de transição de Obama.

Outro observador afirmou que John Podesta, que foi chefe-de-gabinete na Casa Branca de Bill Clinton e atualmente é co-diretor da equipe de transição, também poderia ser nomeado secretário de Energia ou "czar" climático, um novo cargo criado dentro da Casa Branca para tratar do combate à mudança climática.

Carol Browner, que foi administradora da Agência de Proteção Ambiental no governo Clinton e atualmente dirige a força-tarefa energético-ambiental de Obama, também é forte candidata ao cargo de "czar" da mudança climática, segundo uma fonte familiarizada com o processo, segundo quem uma decisão deve sair nas próximas semanas.