ASSINE
search button

Imperador do Japão cancela compromissos

Compartilhar

Agência AFP

TÓQUIO - O imperador Akihito do Japão cancelou os compromissos pelo terceiro dia consecutivo para ser submetido a novos exames médicos por uma arritmia cardíaca, anunciaram fontes do palácio. Akihito, que competará 75 anos no fim de dezembro, não pôde receber um grupo de voluntários que visitava o palácio nem presidir uma cerimônia prevista para esta sexta-feira.

O imperador já havia cancelado todos os compromissos na quarta-feira e quinta-feira. Segundo a agência Kyodo News, Akihito retomaria parcialmente as atividades nesta sexta-feira com a assinatura de alguns documentos, mas a informação não foi confirmada por fontes oficiais.

O palácio imperial informou na quarta-feira que o imperador sentiu dores no peito há duas semanas e os médicos diagnosticaram uma arritmia cardíaca, além de pressão alta.Akihito foi operado em 2003 de um câncer de próstata e segue uma terapia hormonal para evitar uma recaída.

Ele subiu ao trono de Crisântemo em 1989, após a morte de seu pai, o imperador Hirohito, que faleceu aos 87 anos. O imperador é o chefe de Estado, uma função simbólica, desprovida de poder político.