Jornal do Brasil
DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS - Abatidas por uma forte seca, as autoridades da região sul da Austrália decidiram comprar 231 bilhões de litros de água para afastar o risco da escassez em 2009.
Políticos locais afirmam que gastaram milhões de dólares para garantir que a quinta maior cidade do país, Adelaide, e o estado Austrália Meridional tenham água suficiente.
O governador Mike Rann disse que a iniciativa é uma medida "prudente e sensata".
A seca tornou-se algo regular no sul do país, que já recebe a menor frequência de chuva de toda a Austrália.
A falta de chuva e a grande redução do fluxo de água do rio Murray significa que o estado não poderá garantir níveis de água suficientes para 2009.
A secretária de Segurança Hídrica do estado, Karlene Maywald, afirmou que parte dos bilhões de litros de água sairá de recursos hídricos compartilhados com os estados de Nova Gales do Sul e Victoria.
O nível de água da bacia Murray Darling, de importância vital para a Austrália pois produz 40% das frutas, vegetais e cereais do país, baixou dramaticamente.
Mercado
Karlene afirmou que a região tem água suficiente para atender a demanda desse ano, mas não acumulou o necessário para a temporada de 2009 a 2010.
É por isso que nós tomamos a decisão e compramos águia no mercado temporário explicou ela.
Rann defendeu a ação de sua ministra:
Nós já compramos água há anos, mas dessa vez a água está sendo comprada como uma garantia para as necessidades humanas afirmou. Acredito que o que ela fez foi absolutamente prudente e sensato uma vez que enfrentamos a pior seca dos últimos mil anos, segundo especialistas.