Ocupação de aeroportos tailandeses acaba nesta quarta-feira

REUTERS

BANGCOC - O movimento Aliança Popular pela Democracia (APD) vai encerrar a ocupação dos aeroportos de Bangcoc Suvernabhumi e Don Muang na quarta-feira, disse o líder do grupo, Sondhi Limthongkul, nesta terça-feira.

Sondhi afirmou, em uma entrevista coletiva, que o movimento deve começar a retirada das pessoas às 10h da manhã (5h no Brasil). Ele também pediu o encerramento dos protestos políticos da APD em toda a Tailândia.

O órgão operador dos aeroportos vai informar na quarta-feira, depois que os manifestantes se retirarem, a partir de quando os vôos voltarão a funcionar normalmente, disse uma autoridade nesta terça.

- Na tarde de amanhã, devo divulgar um comunicado sobre quando voltaremos ao normal - disse Seritat Prasutanond, chefe dos aeroportos da Tailândia.

Em um comunicado publicado antes dos manifestantes anunciarem o fim dos protestos, Seritat disse que os aeroportos continuariam fechados até o dia 15 de dezembro. A APD decidiu encerrar a ocupação dos aeroportos após a Justiça tailandesa ter afastado o premiê Somchai Wongsawat e dissolvido partidos de sua coalizão.