EUA advertiram em outubro para possíveis atentados em Mumbai

Agência AFP

WASHINGTON - A Índia recebeu advertências em outubro dos serviços inteligência dos Estados Unidos sobre um possível ataque terrorista a partir do mar contra Mumbai, informaram os canais americanos CNN e ABC News. Funcionários não identificados dos serviços americanos de inteligência afirmaram à ABC que alertaram os colegas indianos em meados outubro sobre um potencial ataque "a partir do mar contra hotéis e centros de negócios em Mumbai".

Uma fonte mencionou inclusive alvos específicos, incluindo o hotel Taj Mahal, segundo a emissora. A CNN destacou que fontes indianas confirmaram que os funcionários americanos fizeram pelo menos duas advertências sobre a possibilidade de ataques. Homens armados desembarcaram na quarta-feira de um bote inflável nas praias de Mumbai e executaram um massacre durante 60 horas contra hotéis e outros alvos, que terminaram com pelo menos 188 mortos e 313 feridos.

Funcionários da inteligência indiana afirmaram à ABC News que em 18 de novembro interceptaram uma ligação do Paquistão para um telefone por satélite que era usado pelo líder do grupo terrorista islâmico Lashkar-e-Taiba. Na conversa era mencionado um possível ataque a partir do mar.A suspeita de Nova Délhi é de que o grupo está por trás dos atentados.

Os funcionários americanos disseram ainda que a inteligência de Washignton examinou cartões pré-pagos de telefones celulares encontrados com os terroristas que agiram em Mumbai. Os mesmos os levaram a um "tesouro", diretamente ao Paquistão e com possíveis conexões nos Estados Unidos, informou a ABC.