México e Colômbia se unem no combate ao tráfico e ao crime organizado

Agência ANSA

CIDADE DO MÉXICO - Os governos de México e Colômbia se comprometeram em trabalhar de maneira conjunta no combate ao narcotráfico e ao crime organizado durante a 3ª Reunião do Grupo de Alto Nível sobre a Segurança e Justiça México-Colômbia.

No encerramento do encontro, as delegações dos dois países concordaram em revisar e atualizar o Tratado de Extradição Bilateral e o Acordo de Cooperação em Matéria de Assistência Jurídica.

Em uma declaração conjunta, México e Colômbia anunciaram, para o segundo trimestre de 2009, a próxima reunião do Comitê México-Colômbia de Cooperação contra o Tráfico Ilícito de Entorpecentes e Substâncias Psicotrópicas.

A partir de agora, os dois governos "fortalecerão o diálogo político" e continuarão estreitando seus vínculos em todos os âmbitos.No encontro de dois dias, realizado na capital mexicana, as delegações destacaram que os dois países conseguiram importantes resultados na luta contra o narcotráfico, o seqüestro, o terrorismo e o crime organizado.

Contudo, admitem a necessidade de uma maior decisão na luta contra o seqüestro, a extorsão, o tráfico ilegal de armas, munições e explosivos, e no combate ao tráfico de pessoas.