Betancourt convoca Obama para marcha por reféns

Portal Terra

BOGOTÁ - A ex-refém das Forças Ramadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) Ingrid Betancourt convidou ontem os presidentes latino-americanos e o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, a se unirem na marcha de 28 de novembro, para exigir a libertação de todos os seqüestrados na Colômbia. A informação é do jornal El País.

A iniciativa da ex-candidata à presidência colombiana se deve à dificuldade especial que é para os reféns suportar o cativeiro durante as festas de fim de ano, segundo afirmou a vários veículos de comunicação, que se uniram para convocar a marcha pela libertação dos reféns.

- Sabemos que o mundo inteiro está se preparando para passar este momento em família, e para alguns é muito triste, é humilhante saber que não podem viver este momento com as pessoas que amam. Então o Natal é o pior momento do ano e por isto é necessário fazer algo por eles - disse.

Ingrid Betancout fez um chamado especial ao futuro presidente dos EUA, Barack Obama.

- A comunidade internacional está alerta. Neste dia vamos ter que fazer um chamado, e temos que convocar o presidente Obama, que acaba de se eleger, para que nos ajude a libertar os seqüestrados - disse.

A ex-refém também citou nominalmente os líderes latino-americanos, para que se unam à marcha: Hugo Chávez, Rafael Correa, Cristina Kirchner, Michelle Bachelet, Tabaré Vázquez, Lula, Alan García e Evo Morales.