ASSINE
search button

Eleitores de todas as idades acreditam na mudança

Compartilhar

Danielle Currlin, Portal Terra

ORLANDO - Apesar de estarem vivenciando a maior crise econômica já registrada no país após a crise de 1929, eleitores de Orlando, na Flórida, acreditam em seus candidatos e fazem questão de votar, sem se importarem a que preço e a que idade.

Entre os eleitores de Orlando, aguardava na fila em sua cadeira de rodas Elisabeth Siner, que completou 100 anos no último dia 28. Para a sra. Siner, votar é acima de tudo um dever de todo cidadão.

- Estou muito feliz de poder contribuir com a escolha de um novo presidente. Apesar de saber que estarei nesse lugar por pouco tempo, quero poder fazer algo a mais por meus descendentes e por meu país.

Cerca de 30% a mais de eleitores foram registrados só no Estado da Flórida, um aumento considerável em comparação com as duas últimas eleições presidenciais nos Estados Unidos.

Segundo o analista político Raul Dial Granted, essa "animação americana" pode ser reflexo de um desejo acirrado de mudança.

- O cidadão americano aprendeu a exercer sua cidadania e esse foi o aspecto positivo da crise, disse o analista do Rollins College em Winter Park, na Flórida.

Em outro local de votação estava Marta MacHenry, 65 anos, cabo eleitoral de Barack Obama, respeitando sempre os 30 m de distância que deveria permanecer das urnas. Marta e uma amiga ostentavam por mais de 4 horas placas de seus candidatos.

- Somente Obama poderá realizar as mudanças que tanto almejamos, o povo deve prestar mais atenção nas suas propostas, afirmou MacHenry.

A dona de casa Kaithleen Liege, 27 anos, votou em companhia de seu filho Kevin, 3 anos. Para ela, seu voto significa o futuro de seu filho e por isso fez questão de ir às urnas.

- Nós mães somos responsáveis pelo futuro de nossos filhos que são seres inocentes e merecem um país decente, por isso votei no Obama, declarou Liege.