Gafe de Bush em conversa com Rudd é divulgada

Portal Terra

SÃO PAULO - Os detalhes de uma conversa confidencial entre o primeiro ministro da Austrália, Kevin Rudd, e o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, foram divulgados pela mídia australiana, ameaçando a diplomacia entre os dois países. Durante um telefonema, Bush teria questionado o ministro sobre o que era o G20. A conversa teria sido adquirida através de fontes ligadas ao ministro australiano.

Na conversa realizada entre os dois líderes no dia 10 de outubro, eles discutiam um plano para uma resposta coordenada do G7 à crise do mercado financeiro mundial e discutir o papel do G20 nessa situação.

De acordo com o jornal The Australian, o ministro Rudd afirmou que, para resolver a agitação financeira global, seria necessário incluir os países asiáticos e, conseqüentemente, levar a discussão ao grupo G20. Na conversa, o presidente Bush teria questionado 'que é G20?'.

Fontes diplomáticas dos dois países afirmaram que a divulgação de Rudd dessa gafe poderia inclusive prejudicar a aliança entre a Austrália e a América, além de gerar dúvidas internacionais sobre sua credibilidade como líder, segundo informações do jornal Times.

O ministro negou ao jornal Sydney's Today Telegraph que Bush tenha feito essa observação. - O presidente não fez as observações que lhe foram atribuídas neste artigo em questão - disse ele.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais