Raúl diz ter aprendido muito com conversa entre Lula e Fidel

Portal Terra

HAVANA - O presidente de Cuba, Raúl Castro, disse, ao se despedir do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no aeroporto de Havana, que aprendeu muito ouvindo a conversa do presidente brasileiro e Fidel Castro e que os três comungam da mesma interpretação da crise econômica, suas causas e conseqüências.

- Tivemos uma grande reunião com o companheiro chefe da Revolução Cubana, camarada Fidel. Disseram que conversariam por 15 minutos e ficaram por quase duas horas. Eu só escutava, aprendendo com os dois. Estamos muito orgulhosos e contentes com o processo de incremento comercial e o aprofundamento das nossas relações, afirmou.

O presidente cubano disse estar bastante orgulhoso com a posição de liderança conquistada pelo Brasil no mundo. Ele agradeceu ainda a visita da comitiva brasileira e enalteceu as relações comerciais entre os dois países. Ao final, demonstrando entusiasmo e otimismo com o futuro dos dois países, disse que, diante da liderança do Brasil, o mundo falará uma nova língua no futuro: o "portunhol".

- Todos estaremos falando uma única língua, o mundo deverá estudar e aprender o 'portunhol'.

Ele se comprometeu ainda a comparecer na reunião entre os presidente da América do sul e do Caribe, em Salvador, nos dias 16 e 17 de dezembro.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais