Rice anuncia ajuda de US$ 1 bilhão dos EUA para a Geórgia

REUTERS

WASHINGTON - A secretária norte-americana de Estado, Condoleezza Rice, anunciou nesta quarta-feira um pacote de pelo menos 1 bilhão de dólares para ajudar a Geórgia a reconstruir sua economia e infra-estrutura depois da guerra do mês passado contra a Rússia pelo controle da Ossétia do Sul.

- Estamos determinados a ajudar a Geórgia a se sustentar durante estes tempos difíceis - disse Rice em entrevista coletiva.

Rice acrescentou que as verbas são um resultado concreto do declarado compromisso de longo prazo dos EUA com aquela ex-república soviética, que, segundo ela, vai 'sobreviver, se reconstruir e prosperar'.

O pacote não inclui assistência militar, e segundo a secretária ainda não é o momento de discutir esse assunto.Os primeiros 570 milhões de dólares devem ser entregues até o final do ano, e o restante será liberado já pelo próximo governo, que toma posse em janeiro, segundo Rice.

- Estamos confiantes de que os Estados Unidos vão manter um compromisso que tem forte apoio bipartidário para uma segunda fase do apoio, com 430 milhões de dólares adicionais - afirmou ela.